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COLÉGIO POLITÉCNICO “BENTO QUIRINO”

CAMPINAS/ SP

MANUAL DE ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO

ANO LETIVO 2018/2019 – MATUTINO

 

 

Este informativo orienta e esclarece o Aluno e seu Pai / Responsável com relação às normas de funcionamento do Colégio.

 

 

  1. PONTUALIDADE – A pontualidade é essencial à formação do aluno e ao bom aproveitamento escolar.

 

  1. CARTEIRINHA ESCOLAR – Para acesso a Unidade Escolar:

 

  1. É obrigatório a utilização da carteirinha escolar;
  2. A 1ª via é fornecida gratuitamente;
  3. Em caso de perda, extravio, danificações ou alterações deverá ser requerida a segunda via na Tesouraria do Colégio;
  4. O sistema de catraca registra o acesso do aluno no Colégio;
  5. A carteirinha é individual e intransferível.

 

  1. INÍCIO DAS AULAS – 7h30min (orientamos que chegue com antecedência de no mínimo 10min).

 

  1. ATRASO – A entrada do aluno com atraso é autorizada mediante justificativa e somente será permitida para a aula subsequente.

 

  1. FALTA – O responsável deverá comunicar de imediato à Equipe Pedagógica e o atestado médico deverá ser entregue no primeiro dia de retorno do aluno às aulas.

 

  1. SAÍDA ANTECIPADA – O aluno somente poderá sair do Colégio na presença do responsável ou mediante autorização por escrito e assinada, que será confirmado pelo representante do Departamento Pedagógico. O funcionário fará a confirmação por telefone para saída do (a) aluno (a). Orientamos que ocorra na troca das aulas para não haver prejuízo do conteúdo.

 

  1. SAÍDA SEM AUTORIZAÇÃO – Será considerada FALTA GRAVE e caso ocorra, o aluno ficará sujeito as sanções previstas no Regimento Escolar.

 

  1. UNIFORME ESCOLAR – O aluno deverá utilizar a camiseta do Colégio, calça e bermuda de sua preferência, porém fica proibido o uso de shorts, saia curta e chinelos.

 

  1. UNIFORME ESCOLAR – AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA – Meninas: Camiseta do Colégio; bermuda de lycra (no joelho) ou calça legging e tênis. Meninos: Camiseta do Colégio; bermuda ou calça do moletom / tactel e tênis.

 

  1. LABORATÓRIOS – Deverá ser utilizado:

 

  1. Através de agendamento em período inverso;
  2. Respeitando as regras;
  3. Respeitando as orientações dos Profissionais (Coordenadores, Monitores e Funcionários);
  4. Somente para fins educacionais ou de pesquisa.

 

Obs.: Por medida de segurança segue abaixo o uniforme que deverá ser utilizado nos laboratórios referente aos cursos de:

Análises Clínicas e Farmácia: calça jeans sem rasgos, sapato fechado, jaleco de manga comprida, cabelo preso, luvas descartáveis.

 

 

Química: calça jeans sem rasgos, sapato fechado, jaleco de manga comprida, cabelo preso.

 

Nutrição e Dietética: calça jeans sem rasgos, sapato fechado com solado de borracha, jaleco de manga curta ou comprida, proteção de cabelo.

 

Mecatrônica: calça jeans sem rasgos, cabelo preso, óculos de proteção, jaleco de manga curta.

                       Proibido: boné, toca, acessórios (anel, relógio e outros).

 

Obs: Alimentos e sucos são extremamente proibidos nas dependências dos laboratórios.

 

  1. AGASALHO – Qualquer modelo e cor.

 

  1. PROIBIDO USO DO CELULAR- Conforme Lei Est- 12.730/07, art. 1º ficam os alunos proibidos de utilizar telefone celular nos estabelecimentos de Ensino durante as aulas, ou outras atividades acadêmicas”, sem autorização e acompanhamento do professor

 

  1. PROIBIDO FUMAR- Conforme Lei Fed. 13.541/2009 é proibido o uso de cigarros e derivados em recinto coletivo, privado ou público do Colégio.

 

  1. BOLSA DE ESTUDOS – Conforme o Regimento Escolar poderá ocorrer perda parcial ou total nos casos de indisciplina, descomprometimento com o estudo, notas/médias inferiores a 6,0 (seis).

 

  1. SALA DE AULA- O aluno deverá preservar o patrimônio, respondendo e indenizando pelos danos que causar. Não será permitido durante o intervalo a permanência do aluno em sala de aula.

 

  1. OCORRÊNCIA DISCIPLINAR – Caso ocorra a Equipe Pedagógica convocará os envolvidos para ciência e orientações.

 

  1. PENA DE SUSPENSÃO – Conforme Regimento Escolar poderá ocorrer pelo período de até oito dias e começa a vigorar após ciência do Pai / Responsável. A pena de suspensão não isenta o aluno da realização das atividades escolares previamente solicitadas e a entrega deverá ocorrer no primeiro dia após o término da suspensão. As provas não realizadas no referido período não serão oportunizadas em outro momento.

 

  1. ATRIBUIÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA – Atendimento ao Pai / Responsável e Aluno.

 

  1. ATRIBUIÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSOS TÉCNICOS – Atendimento ao Pai / Responsável e Aluno.

 

 

  1. Documentos solicitados nos Departamentos do Colégio terão prazo de entrega conforme estabelecido pela Diretoria Geral.

                                                                

  1. Todos os Departamentos do Colégio estão à disposição para atendimento aos alunos durante os intervalos e após o término do período.

 

  1. ESTÁGIO – Para o curso de Enfermagem é disponibilizado no 2º módulo, 3º módulo e por mais 6 (seis) meses após o término do curso, não podendo ultrapassar este período. Para os demais cursos o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é obrigatório e ocorre em horário inverso (período da tarde). Somente após apresentação dos trabalhos o aluno receberá o Certificado e Diploma de conclusão. Para o aluno que queira estagiar em Empresas, Indústrias entre outros locais, deverá realizar seu estágio por no máximo dois (2) anos durante o período do curso.

 

  1. SISTEMA DE AVALIAÇÃO e PROMOÇÃO- Os resultados das avalições serão expressos por meio de notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), computada por decimais e sem aproximação. Será considerado concluinte ou classificado para a Classe, Série, Ano ou Módulo seguinte o aluno que obtiver em cada componente curricular média final igual ou superior a 6,0 (seis) inteiros e apresentar frequência mínima de 75%(setenta e cinco por cento) do total das horas/aulas do ano letivo escolar.

 

  1. SISTEMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA/BIMESTRAL – A recuperação paralela por bimestre é constituída por roteiros de estudos, aulas de revisão, prova de recuperação. Sendo a nota final de recuperação igual ou superior a 6,0(seis) a nota do Bimestre será substituída pela nota 6,0(seis) independente da nota/média anterior obtida. Se a nota final da recuperação for inferior a nota 6,0(seis) será mantida a nota do Bimestre.

 

 

 

 

  1. SISTEMA DE RECUPERAÇÃO FINAL- O aluno ao final do ano letivo que obtiver somatória inferior a 24(vinte e quatro) pontos, será submetido a Recuperação Final. A nota sendo igual ou superior a 6,0(seis) fica o aluno automaticamente promovido.

 

 

  1. SISTEMA DE RETENÇÃO – Após resultado da Recuperação Final o aluno será submetido ao Conselho de Classe, Série, Ano ou Módulo.

 

 

  1. PROVAS SUBSTITUTIVAS:

 

  1. PROVA MENSAL: Quando não realizada, o aluno deverá solicitar ao professor da disciplina justificando sua ausência.

 

  1. b) PROVAS BIMESTRAIS: Quando não realizada o aluno deverá solicitar a prova substitutiva Bimestral na Secretaria do Colégio no prazo de 48 (quarenta e oito) horas.

 

Conforme Regimento Escolar o processo avaliativo do Colégio ficou assim definido:

1) A nota da média no Bimestre é 6,0(seis);

2) No mínimo o aluno deverá ter dois instrumentos de avaliação;

3) As notas não terão arredondamentos;

4) A somatória anual são de 24 (vinte e quatro) pontos;

5) Caso não ocorra o total de pontos o aluno poderá ficar em até três disciplinas para Recuperação Final do Ensino Médio e em até três disciplinas do Ensino Técnico. Caso ultrapasse a decisão é do Conselho de Classe, Série, Ano ou Módulo;

6) O professor deverá realizar a correção da prova juntamente com o aluno no prazo máximo de três semanas;

7) A avaliação mensal que não obteve nota 6,0(seis) deverá ter assinatura do aluno e ser arquivada pelo professor. Caso obtenha nota 6,0(seis) deverá ser entregue ao aluno;

8) Conforme prevê o Calendário Pedagógico todo o aluno deverá ter aula de revisão no período planejado;

9) O aluno que não fizer a prova substitutiva não poderá fazer a prova de recuperação;

10) A prova substitutiva será aos sábados para o Ensino Médio e o aluno deverá solicitar em até 48h na Secretária do Colégio;

11) A prova substitutiva do Ensino Técnico será feita na própria aula da disciplina e o aluno deverá solicitar em até 48h na Secretaria do Colégio;

12) O aluno do Pós-Médio deverá solicitar ao professor a prova substitutiva;

13) O aluno que não atingir a média do Bimestre 6,0 (seis) fará prova de recuperação;

14) A nota da prova de recuperação sendo igual ou superior a 6,0(seis) será alterada somente para 6,0(seis) a nota do Bimestre;

15) Caso a nota seja inferior a 6,0(seis) ela não será retificada, ou seja, será mantida a nota do Bimestre.

 

ATENÇÃO!

 

Pais / Responsáveis e Alunos:

O aluno e seu Representante legal, que discordar do resultado final das avalições, poderá apresentar pedido de reconsideração junto à Diretora do Colégio nos termos da Deliberação CEE 155/2017 no disposto nos artigos 20, 22 e 23.

O pedido deverá ser protocolado na secretaria do Colégio em até 10 (dez) dias da divulgação do resultado.

A Diretora do Colégio, para decidir, deverá ouvir o Conselho de Classe, Série, Ano ou Módulo constituído por professores do (a) referido (a) aluno (a) e Equipe Pedagógica.

A decisão será comunicada ao interessado no prazo de 10 (dez) dias (prazo suspenso nos períodos de férias escolares).

Da decisão do Colégio, caberá recurso à Diretoria de Ensino Campinas/ Leste.